De segunda a sexta, uma seleção de notícias do LANCE! com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges (espresso.editores@lancenet.com.br)

Justa final

No resumo dos 180 minutos, Corinthians e Cruzeiro mereceram a classificação à final da Copa do Brasil. E levaram a vaga em grande medida pelos eficientes sistemas defensivos montados, o que deve ser também a tônica da decisão. Entre os semifinalistas, quem teve menos sangue nos olhos foi o Flamengo. Em poucos momentos parecia estar disputando partidas das mais importantes do ano. Já o Corinthians foi a grande surpresa. Um time remendado depois da perda de titulares, com troca de técnico no momento mais crítico da temporada e com o elenco mais limitado do quarteto semifinalista. Ao Palmeiras não faltou luta, mas não se viu poder de criação ou gás para tentar pressionar o Cruzeiro após marcar o seu gol no Mineirão. Mano Menezes, a evolução natural dos copeiros, tem a chance de isolar o Cruzeiro como maior campeão do torneio (hoje está empatado com o Grêmio com cinco taças) e alcançar feito inédito: ser o primeiro bicampeão consecutivo da competição. O favoritismo é da Raposa, mas a margem é muito pequena. O Corinthians já cansou de provar que dele não se deve duvidar, seja qual for o time em campo. E a milionária Copa do Brasil se reafirma como a competição nacional mais emocionante, divertida e capaz de acirrar as rivalidades na medida que todo torcedor deseja.

Leia também
Entre amor e raiva, Corinthians bate Flamengo e vai à final da Copa do Brasil 
Cruzeiro segura 1 a 1 com o Palmeiras no Mineirão e avança à decisão

O caos no Santos

Em material obtido pelo 'Globoesporte.com', o empresário de jogadores Henrique Oliveira foi filmado enquanto oferecia dinheiro, camisas e ingressos de camarote para um sócio do Peixe votar a favor do impeachment do presidente do clube, José Carlos Peres. O vídeo foi gravado pelo próprio sócio, perto da Vila Belmiro. O vice-presidente do clube, Orlando Rollo, que assumirá caso o impedimento seja aprovado na votação deste sábado, afirmou que não conhece Oliveira. Este é só mais um episódio do furacão que se tornou a política do Santos. Nos últimos dias, houve de tudo: liminar para cassar o processo de impedimento, cassação desta própria liminar, denúncias de irregularidade no cadastro dos sócios que votarão e troca de farpas ente Peres e Rollo pelos veículos de imprensa. Hoje, o Santos entra em campo pelo Brasileirão, mas a bola rolando virou algo em segundo plano, ainda mais depois das eliminações na Copa Libertadores e Copa do Brasil. Cuca conseguiu transformar um catado num time competitivo, mas as interferências políticas no ambiente trazem impactos diretos no futebol, como o próprio trienador já deixou claro em entrevista após a punição ao clube pela escalação irregular do volante Carlos Sánchez na Libertadores. Com a acirrada disputa nos tribunais, ainda não se sabe se a votação de fato acontecerá no próximo sábado. O que já se pode concluir é que, com ou sem impeachment, o futuro santista está sob suspeita e virou um enigma quase impossível de se decifrar.  

Quando a punição não pune

O Atlético-MG foi denunciado pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça (STJD) por cantos homofóbicos entoados no clássico contra o Cruzeiro, no dia 16. O julgamento esta marcado para amanhã, no Rio. O Estatuto do Torcedor proíbe manifestações homofóbicas, racistas e xenófobas em qualquer praça esportiva. Ao usar no canto o nome do candidato a presidência Jair Bolsonaro, a torcida cometeu também infração prevista no Regulamento Geral de Competições, que não permite conteúdo político entoado por torcedores. A procuradoria afirma que "a torcida é parte indissociável dos clubes, sendo destes a responsabilidade pelas atitudes tipificáveis perpetradas por aquela''. Concordamos com isso. O clube não pode lavar as mãos quanto a atitudes que seus torcedores tomam nas arquibancadas. Mas, neste caso, a punição deve ser apenas de multa. O que não afetará de nenhuma forma aqueles que usaram arquibancada para disseminar o ódio como se isso fosse engraçado. O Galo terá prejuízo financeiro, mas, para quem é realmente culpado, não haverá peso algum. Vamos nos recordar de um fato de anos atrás, quando times começaram a perder mandos de campo por causa de objetos atirados em campo por torcedores. Quem cometia a infração passou a ser acusado por seus próprios companheiros de arquibancada. A atitude passou a ser coibida dentro da própria torcida e hoje este mal não existe mais. Enquanto a punição prevista for apenas de uma multa - provavelmente leve -, este tipo de infâmia seguirá ocorrendo na arquibancada. Para azar daqueles que querem um futebol mais limpo e sem ódio fantasiado de brincadeira.
Santos x Vasco (Pacaembu, 20h). Em partida adiada da terceira rodada, o Vasco, recém-saído da zona do rebaixamento, tenta a segunda vitória seguida para se afastar do fantasma da Série B. O time é 16°, com 28 pontos, e vem sofrendo com desfalques por causa de questões físicas. Maxi López está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. O Peixe, 32 pontos, tenta afastar de vez a ameaça do Z4, já que está apenas quatro pontos acima da zona da degola. O time tem pouca esperança de vaga na Libertadores - está dez pontos atrás do sexto colocado. Derlis González deve ficar fora, e o ataque deve ser formado por Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique.
Cruzeiro. A Conmebol anulou o cartão vermelho recebido pelo zagueiro Dedé contra o Boca Juniors, no jogo de ida pelas quartas de final da Libertadores. A Raposa saiu derrotada por 2 a 0 em La Bombonera, e Dedé foi expulso de forma equivocada pelo árbitro Eber Aquino, após consulta ao VAR. O jogador está liberado para a partida de volta no dia 4 de outubro, no Mineirão.

Espanha. Barcelona, líder do campeonato com 13 pontos, perdeu para o Leganés por 2 a 1, fora de casa. E só não perdeu a liderança porque o Real Madrid deu vexame em pleno Santiago Bernabéu ao perder para o Sevilla por 3 a 0. O time de Madri é segundo, com os mesmos 13 pontos do arquirrival. 

Inglaterra. De virada, e com dois gols no fim do jogo, o Chelsea eliminou o Liverpool da Copa da Liga Inglesa. Mesmo jogando em casa, os azuis de Londres marcaram com Emerson e Hazard aos 34 e 40 do segundo tempo para vencer por 2 a 1. Os Reds haviam aberto o placar com Sturridge. Ainda pela Copa da Liga, o Arsenal derrotou o Brentford em casa por 3 a 1.

Itália. Juventus e Napoli venceram ontem e seguem brigando na ponta da tabela. Ontem, pela sexta rodada, a Juve bateu o Bologna por 2 a 0, mas sem gols de Cristiano Ronaldo. Também em casa, o Napoli passou facilmente pelo Parma: 3 a 0. O Sassuolo retoma o terceiro lugar hoje se bater o Spal.

França. Ninguém para o PSG. No jogo que fechou a sétima rodada, o Paris Saint-Germain recebeu o Stade Reims, no Parque dos Príncipes, e venceu por 4 a 1. Os visitantes chegaram a abrir o placar com Chavalerin, mas Neymar, Meunier e Cavani, duas vezes, viraram o jogo.

Alemanha. O Borussia Dortmund goleou o Nurnberg por 7 a 0 ontem, pela quinta rodada da Bundesliga. O time é vice-líder, dois pontos atrás do Bayern de Munique, que na terça-feira havia empatado em casa por 1 a 1 com o Augsburg. O Werder Bremen, com os mesmos 11 pontos do Dortmund, ocupa a terceira colocação depois de derrotar o Hertha Berlim por 3 a 1.

Sport. Após a saída de Eduardo Baptista, a diretoria do Sport acertou a contratação de Milton Mendes. O treinador chega para tentar tirar o time da zona do rebaixamento, já que o Leão é o vice-lanterna do Brasileirão. Milton é o quarto técnico do rubro-negro pernambucano no campeonato.

Vôlei. Depois de estar perdendo por 2 sets a 0, a Seleção Brasileira masculina derrotou a Rússia por 3 a 2 (20/25, 21/25, 25/22, 25/23 e 15/12) na abertura da terceira fase do Mundial, na Itália. Se os russos perderem hoje para os EUA, o Brasil estará classificado para as semifinais mesmo sem entrar em quadra. A Seleção volta a jogar amanhã, contra os americanos.

Basquete. Foram definidas as últimas seleções classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo feminina, que está sendo realizada na Espanha. Valendo vagas nas semifinais, as partidas serão todos disputadas amanhã: EUA x Nigéria, Austrália x China, Bélgica x França e Canadá x Espanha. O Brasil, campeão mundial em 1994, não se classificou para a competição.

Judô. O Brasil encerrou com uma medalha de bronze os sete dias de competições individuais do Mundial de judô, no Azerbaijão. Ontem, David Moura e Rafael Silva perderam logo na primeira luta da categoria +100 kg. Entre as mulheres (+78 kg), Maria Suelen Altheman perdeu a disputa do bronze, enquanto Beatriz Souza foi eliminada na segunda luta. Hoje será disputada a competição mista por equipes, última chance de medalha. O Japão lidera o Mundial, com sete ouros, cinco pratas e quatro bronzes.
Manchester United. Depois da vergonhosa eliminação da Copa da Liga Inglesa para o Derby County, o clima no vestiário do Manchester United azedou de vez. Ao chegar para o treino na manhã de ontem, Pogba e o técnico José Mourinho se estranharam, como flagraram as câmeras da SkySports. O assunto, de acordo com leitura labial feita pela emissora inglesa, teria sido um post de Pogba no Instagram durante a partida - o francês não jogou.

"Eu acho que esse VAR vai ser uma confusão do inferno" 


Luiz Felipe Scolari, na entrevista depois da eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil, ao ser perguntado sobre o lance polêmico no lance final da partida de ida contra o Cruzeiro, no Allianz Parque.

1.361


 

Barcelona e Real Madrid não perdiam no mesmo pela LaLiga desde 4 de janeiro de 2015. Ontem, 1.361 dias depois, o Barça foi derrotado pelo Leganés, e os merengues perderam para o Sevilla.

Gostou? Encaminhe para um amigo

Comentários