LANCE! ESPRESSO EDIÇÃO DO DIA 26.09.2018

De segunda a sexta, uma seleção de notícias do LANCE! com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges (espresso.editores@lancenet.com.br)

Noite de várias decisões

A noite de hoje não será decisiva apenas para a Copa do Brasil, que vai conhecer os seus dois finalistas. Será importante, também, para o futuro do Campeonato Brasileiro. Palmeiras (segundo) e Flamengo (quarto) ainda estão envolvidos na briga pelo principal título do país, mas seus resultados de hoje devem ter impacto direto na força que colocarão nas próximas rodadas. Se forem eliminados, terão olhos mais sedentos para o Brasileiro - ainda que o Verdão tenha a Libertadores, diferentemente do Fla. É fato que o Palmeiras vem conseguindo se manter em ótimo nível em três competições, mas as decisões tomadas por Luiz Felipe Scolari deixam pouca margem a dúvidas de que o Brasileiro não tem sua prioridade, ainda que seja o více-líder e esteja apenas a um ponto do São Paulo. Em meio a uma temporada questionável para o elenco que tem, o Flamengo tem na Copa do Brasil sua chance mais clara de título neste ano. E que seria um alívio enorme para o trabalho - e a carreira - do jovem Maurício Barbieri, que aos 36 anos tem nas mãos o peso de comandar o time de maior torcida do país. Com resultados positivos nos jogos de ida, Cruzeiro e Corinthians serão rivais duríssimos. E, para São Paulo e Internacional, a classificação de ambos representaria um aumento na chance de conquistar o título brasileiro.

Os excluídos da festa

Mais de 38 mil pessoas estiveram na Arena Corinthians ontem para ver o treino aberto promovido pelo clube na véspera do jogo contra o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil. Desde que inaugurou seu estádio, a iniciativa passou a ser adotada com frequência, como foi antes da final do Campeonato Paulista deste ano, quando a torcida apoiou o time que precisava reverter a vantagem do Palmeiras em pleno Allianz Parque. É possível analisar a ação por dois pontos de vista. Se por um lado abrir as portas do estádio é uma das melhores preleções que os jogadores podem ter antes de um jogo decisivo, por outro mostra também como há uma demanda reprimida de um público que nem sempre tem condições financeiras para acompanhar de perto o time. O valor médio dos ingressos para ver o Timão é um dos mais caros do país, e a ocupação do estádio caiu mesmo depois da redução no preço dos ingressos. Depois da Copa do Mundo, menos de 20 mil pessoas estiveram presentes na partida contra o Botafogo. Contra o Sport, na primeira vitória de Jair Ventura no comando do Corinthians, foi registrada a pior renda bruta desde que a arena foi inaugurada: R$ 731 mil. O treino aberto de ontem não pode ser enxergado apenas como uma ação de sucesso. É, também, um indicativo de que muitos torcedores estão ficando de fora da festa.

Mourinho à deriva

Um vexame. Não há outra palavra para descrever o resultado que custou a eliminação do Manchester United na terceira rodada da Copa da Liga Inglesa, terceiro torneio em importância no país. Em pleno Old Trafford, diante do Derby County, sexto colocado da segunda divisão, os Red Devils foram derrotados nas cobranças de pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Mas não parou por aí: na entrevista após o jogo, José Mourinho aproveitou para desfilar seu costumeiro mau humor nos momentos mais adversos. Primeiro, disse que não ficou surpreso com o pênalti perdido pelo zagueiro Phil Jones. Depois, cutucou quem nem estava em campo: Paul Pogba, seu desafeto desde que o jogador tentou forçar a saída para o Barcelona na última janela de transferências. O treinador português anunciou que o francês não será mais um dos capitães da equipe, aumentando ainda mais a temperatura de uma disputa repleta de egos aflorados. Mourinho tem uma história absurdamente bem-sucedida, com duas Liga dos Campeões, uma Liga Europa, três taças da Premier League e outras duas do Campeonato Italiano na bagagem. Mas os últimos anos foram marcados muito mais por crises do que títulos. Ao retornar à Premier League, o campeonato mais valioso da Europa, ficou evidente também sua defasagem em relação a seus colegas de prosissão, como Pep Guardiola, Jürgen Klopp e Mauricio Pochettino. E quando é derrotado, sempre adota uma postura arrogante, buscando menosprezar de alguma forma o oponente. Na corda bamba do United, Mourinho ainda tem grife suficiente para assumir um grande clube europeu. Entretanto, precisa recuperar o brilho que o tornou um dos técnicos mais desejados do mercado. O jeito turrão conitnua por lá; o resto está perdido em algum lugar de um passado vitorioso e cada vez mais distante.  
Corinthians x Flamengo (Arena Corinthians, 21h45). Depois de arrancar um empate por 0 a 0 no Rio, o Timão joga em casa precisando de uma vitória simples para disputar sua primeira final de Copa do Brasil desde 2009, quando foi campeão. O Corinthians, que vem melhorando desde a chegada do técnico Jair Ventura, terá a volta de Fagner. A dúvida é entre Ralf e Gabriel no meio. Jonathas ainda se recupera de lesão na coxa direita. Pelo Flamengo, o técnico Maurício Barbieri não revelou o time titular e sequer garantiu a volta de Diego, que no fim de semana cumpriu suspensão no Campeonato Brasileiro. O volante Piris da Motta não joga porque não está inscrito na competição.

Cruzeiro x Palmeiras (Mineirão, 21h45). Mano Menezes e Felipão preferiram adotar o mistério sobre os times que entrarão em campo hoje à noite. Ambos realizaram treinos fechados ontem. Pelo lado mineiro, a dúvida sobre as condições de Thiago Neves e Arrascaeta seguirá até pouco antes do jogo. No Palmeiras, é certo o desfalque de Artur, que voltou para São Paulo na segunda-feira depois de sofrer uma fratura no braço direito durante um treinamento. Lucas Lima, que saiu de campo no domingo, contra o Sport, depois de sofrer uma pancada no quadril, participou do treino de ontem. No jogo de ida, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 e joga por um empate para ir à final.
Corinthians. Na próxima segunda-feira (1), o Timão vai lançar a sua nova camisa 3, que, ao que tudo indica, fará uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1  Ayrton Senna, que era torcedor do Corinthians. A peça deve ser usada até a temporada 2019 e teve sua primeira imagem vazada na internet. O preto e dourado fazem alusão ao carro da primeira vitória de Senna, em 1985.

Grêmio. Planejando a preparação para o jogo de volta das quartas da Copa Libertadores, contra o Tucumán, o Grêmio tentou adiantar a partida contra o Fluminense, marcada para este sábado, às 16h, no Nilton Santos. A ideia era mudar para amanhã, mas a ideia foi negada pelos cariocas.

Egito. Depois de receber muitos investimentos, o Pyramids pode sofrer um grande baque. Turki Al-Sheikh, que é dono do clube e também presidente do Comitê Olímpico da Arábia Saudita, ameaça retirar tudo o que investiu, por receber "ataques estranhos de todos os lados". Sem as garantias financeiras, os brasileiros Keno, Ribamar e Rodriguinho podem ser negociados. Alberto Valentim, o atual treinador do Vasco, foi demitido após três jogos.

Vôlei. A Seleção Brasileira masculina enfrenta a Rússia às 12h de hoje, em Turim, na abertura da terceira fase da competição. Além dos russos, o Brasil joga com os EUA na sexta-feira. Os dois primeiros colocados da chave se classificam para as semifinais. No outro grupo estão Itália, Polônia e Sérvia.

Basquete. Começa hoje a fase de mata-mata do Campeonato Mundial feminino. Austrália, Bélgica, Canadá e EUA avançaram diretamente para as quartas de final e esperam confrontos entre as equipes que ficaram em segundo e terceiro lugares nas chaves. As partidas de hoje: Espanha x Senegal, China x Japão, Nigéria x Grécia e Turquia x França. A Seleção Brasileira não se classificou para a competição, disputada na Espanha.   

Judô. Não é nada boa a campanha do Brasil no Campeonato Mundial. Ontem, Mayra Aguiar, bicampeã e dona de duas medalhas olímpicas, foi eliminada na segunda luta da categoria -78 kg pela chinesa Ma Zhenzhao. Depois de seis dias, o Brasil tem apenas um bronze, de Érika Miranda. Hoje, no encerramento das competições individuais, pisam no tatame Maria Suelen Altheman (+78 kg) e Rafael Silva e David Moura (+100 kg). O Japão lidera o quadro de medalhas no Azerbaijão, com seis medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Fórmula 1. O italiano Antonio Giovinazzi, 24 anos, será piloto da Sauber em 2019 e fará dupla com Kimi Raikkonen. O anúncio foi feito ontem pela equipe suíça, que também informou que o sueco Marcus Ericsson vai passar a ocupar as funções de piloto reserva e embaixador da marca. Ligado à Ferrari, Giovinazzi disputou duas corridas pela Sauber na temporada passada.
Lista ingrata. O meia Paulo Henrique Ganso entrou na seleção dos piores da temporada escolhida pelo jornal espanhol 'Marca'. O meia participou de apenas 11 jogos pelo Sevilla, com quatro gols marcados. Atualmente, o brasileiro está emprestado ao Amiens, vice-lanterna do Campeonato Francês.

Dunga. Com dificuldade para encontrar técnico para a seleção, a Federação Colombiana de Futebol analisa a possibilidade de contratar Dunga. De acordo com a Rádio Caracol, o ex-treinador da Seleção Brasileira teria sido oferecido a dirigentes colombianos pelo empresário Francisco Ferreira. Cartolas teriam se interessado e pode haver novidade até o fim desta semana.

"Se acaba hoje, somos campeões. Por que se apavorar?" 


O técnico Diego Aguirre tranquilizou o torcedor do São Paulo em entrevista à TV Globo. O Tricolor é líder do Brasileiro, um ponto à frente do Inter.

3


 

O russo Roman Abramovich, dono do Chelsea desde 2003, estaria disposto a vender o clube, segundo a agência de notícias de economia 'Bloomberg'. O magnata espera oferta de 3 bilhões de libras (cerca de R$ 15,9 bilhões).

Fonte de Informações: LANCE!ESPRESSO
Gostou? Encaminhe para um amigo
Copyright © 2018 LANCE!, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este email porque cadastrou seu email no nosso site.

LANCE!
lance.com.br
Brasil

Se ainda não é assinante se inscreva aqui
Para atualizar seus dados, clique aqui
Deseja parar de receber nossos emails? Clique aqui

Email Marketing Powered by MailChimp

Comentários