LANCE! ESPRESSO - EDIÇÃO DO DIA 29. 10. 2018

Se você não conseguir visualizar, clique aqui

De segunda a sexta, uma seleção de notícias do LANCE! com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges (espresso.editores@lancenet.com.br)

Uma rodada a menos

Por Thiago Ferri - O Palmeiras superou uma sucessão de problemas para frear o adversário mais quente do momento na briga pelo Brasileiro. Mesmo desfalcado e fora de casa, o Verdão ficou perto de abrir sete pontos para o Flamengo na liderança e até encaminhar a conquista do título; acabou levando o empate no fim, mas ao menos manteve a distância em outra rodada favorável. Dos cinco primeiros, apenas o São Paulo venceu, só que o time do Morumbi já está sete pontos atrás. Na prática, a equipe de Luiz Felipe Scolari ganhou mais uma rodada e manteve a distância, mesmo atuando diante de 65 mil rubro-negros e sem um lateral-direito de origem, ou Bruno Henrique e Lucas Lima, figuras importantes do meio de campo. O gosto acabou sendo amargo por ter saído na frente, mas o resultado foi muito bom. Desfalcado e no meio dos confrontos com o Boca Juniors, o Palmeiras sabia que teria de sair do Maracanã com pelo menos um ponto. Conseguiu, e só diminuiu o tempo para aproximação de rivais. O Flamengo vinha de três vitórias seguidas, dez gols feitos e nenhum sofrido. Mas o Palmeiras está há 16 rodadas sem derrota (12 vitórias e quatro empates) e tem a melhor campanha do returno. O Verdão segue como principal candidato ao título, com a mesma vantagem e agora com uma rodada a menos a disputar. Leia o texto na íntegra

A corrida contra a Série B

Com a disputa pelo título ainda aberta para Palmeiras, Flamengo e Internacional - e o São Paulo correndo bem por fora -, é natural que os olhos se voltem para a parte de cima da tabela. Mas, além dos times envolvidos na luta contra o rebaixamento, outros torcedores deveriam dar uma olhada na briga que deve ser a mais quente da reta final do Campeonato Brasileiro. A sete rodadas do fim, a diferença entre o Vasco, 13° colocado, e o Vitória, 19° (e penúltimo) é de inacreditáveis dois pontos. São oito times brigando para escapar da próxima temporada da Série B, sendo que três deles vão cair, fazendo companhia ao Paraná, que já pediu a extrema-unção. Também estão no grupo dos desesperados Botafogo, Ceará, América-MG, Chapecoense e Sport. E o Bahia, que tem cinco pontos a mais que o penúltimo, mas está a três do Z4. O desespero é grande, uma vitória ou uma derrota muda tudo e não será surpresa se a disputa contra a queda for mais interessante que a briga pelo título. O número mágico está na cabeça de todo torcedor: com 46 pontos é muito provável que seja garantida a permanência na Série A. Para boa parte dos times ameaçados, este ainda parece um sonho muito distante.

Hamilton, seu lugar é na história

Lewis Hamilton tornou-se ontem o terceiro piloto a conquistar pelo menos cinco títulos na Fórmula 1. Ao chegar na quarta colocação no GP do México, repetiu os feitos alcançados pelo heptacampeão Michael Schumacher e pelo argentino Juan Manuel Fangio, também pentacampeão. Com o quarto título conquistado pelo inglês nos últimos cinco anos - o primeiro foi em 2008, ano seguinte à sua fenomenal temporada de estreia -, a pergunta agora é onde vai parar Hamilton. O piloto da Mercedes tem contrato até 2020 e o regulamento da Fórmula 1 só mudará  em 2021. Antes da mudança, é improvável que aconteça uma mudança na relação de forças da categoria. A Mercedes, campeã pelo quinto ano seguido, deve continuar dando as cartas, o que proporcionará a Hamilton algo que parecia impossível: igualar marcas de Schumacher. Pode alcançar os sete títulos do alemão se vencer os próximos dois campeonatos e tem chance razoável de alcançar seu recorde de vitórias - hoje está 20 atrás. O inglês já se colocou, sem muita margem para discussão, entre os maiores pilotos de todos os tempos. Aos 33 anos, já lhe é dado direito a passos maiores: entrar no debate se é o melhor de todos os tempos, honra que poucos podem ter, apenas gente como Fangio, Schumacher, Ayrton Senna e poucos outros. Os próximos anos talvez não sejam os mais divertidos dentro da pista, mas certamente será interessante acompanhar a consolidação de um fenômeno e de um dos maiores atletas que este esporte já viu.

Leia também
Max Verstappen vence, e Lewis Hamilton é pentacampeão mundial
Hamilton tem 64 pontos de vantagem: confira a classificação
Cruzeiro 3 x 1 Paraná. A vitória contra o lanterna era uma formalidade, mas a partida trouxe ainda o reencontro do atacante Fred com as redes. Arrascaeta e Rafael Sóbis também marcaram, e o Paraná descontou com gol contra de Egídio. A Celeste pulou para nono, com 43 pontos. O Tricolor, com apenas 17, não pontua há quatro jogos e pode ser rebaixado já na próxima rodada.

Atlético-PR 2 x 1 Botafogo. Não é à toa que Pablo é um dos melhores jogadores do Brasileirão. A entrada do atacante no segundo tempo foi fundamental para a virada de um Furacão (oitavo, com 43 pontos) repleto de reservas. Brenner abriu o placar para o Glorioso, mas Bergson e Pablo garantiram a 11ª vitória seguida do Atlético na Arena da Baixada. A derrota deixa o time de Zé Ricardo a um ponto do Z4 - 14º lugar, com 35 pontos.

Flamengo 1 x 1 Palmeiras. Na famosa final antecipada, melhor para o Verdão, líder com 63 pontos, que manteve a distância de quatro pontos para o Rubro-Negro, segundo colocado, a sete rodadas do fim. Dudu abriu o placar para o Palmeiras e Marlos Moreno, que não marcava há mais de dois anos, igualou para o Flamengo. Lucas Paquetá teve a bola da virada em seus pés, mas falhou na finalização. 

Corinthians 2 x 1 Bahia. Um nome resume a crucial vitória do Timão contra o Bahia: Danilo. O veterano entrou no segundo tempo e fez de tudo: o gol que abriu o placar, o pênalti que deu o empate ao Tricolor e o gol de meia bicicleta que tirou o Corinthians do sufoco na tabela - agora é 11º, com 39 pontos. Bahia está logo uma posição atrás, com 37. 

Chapecoense 1 x 0 América-MG. No duelo entre desesperados, a Chape fez a lição de casa e bateu o Coelho com gol de Wellington Paulista, reintegrado ao elenco. Os catarinenses estão em 17º, com 34 pontos, mesma pontuação dos mineiros, uma posição acima e em queda livre no campeonato - o time não vence há oito rodadas. 

Grêmio 3 x 4 Sport. Em jogo bem aberto, o Leão derrotou os reservas do Tricolor em Porto Alegre e ainda respira na luta contra o rebaixamento - 18º, com 33 pontos. Destaque para o volante Jair, autor de dois gols. Na próxima rodada, o Sport faz o confronto direto contra o Ceará, na Ilha do Retiro. O Grêmio se mantém em quinto, com 52 pontos. 

Santos 3 x 0 Fluminense. O Peixe precisou de paciência para vencer os reservas do Fluminense na Vila Belmiro por 3 a 0, com gols de Gabriel, de pênalti, Victor Ferraz e Carlos Sánchez - todos marcados a partir dos 38 minutos do segundo tempo. Gabigol marcou o gol de número 12.500 da história do Santos, que agora é sétimo, com 46 pontos, mesma pontuação do Galo, que joga hoje contra o Ceará. O Flu é o décimo, com 40 pontos. 
Ceará x Atlético-MG (20h, Castelão)A vitória passou a ser fundamental para as duas equipes depois dos resultados do fim de semana. O Vozão, que briga contra o rebaixamento, viu vários dos rivais diretos vencendo ou pontuando, enquanto o Galo, se não vencer, passa a ficar muito ameaçado pelo Santos, que briga pela vaga na Libertadores. Trunfo do Ceará: a quarta melhor defesa do segundo turno. A do Galo, a volta de Levir Culpi - afinal, trocas de técnicos costumam dar resultados ao menos em curto prazo.
Espanha. Foi um atropelo. Com hat-trick de Luis Suárez [foto] - Coutinho e Vidal também marcaram -, o Barcelona goleou o Real Madrid no Camp Nou ontem por 5 a 1, no primeiro clássico sem Messi e Cristiano Ronaldo desde 2007. Marcelo descontou para os merengues, que caíram para a nova posição, com 14 pontos. O Real não vence há cinco jogos, com quatro derrotas no período. O Barça é líder, com 21, mas apenas um a mais que o Alavés.

Inglaterra. O Liverpool retomou a liderança, com 26 pontos, ao golear o Cardiff em Anfield por 4 a 1 - o City, com 23, joga hoje contra o Tottenham e pode recuperar a ponta. O Chelsea, na vice-liderança com 24 pontos, visitou o Burnley e venceu por 4 a 0 - um deles de Willian. Também fora de casa, o Arsenal ficou no 2 a 2 com o Crystal Palace e é quarto (21). Já o United derrotou o Everton no Old Trafford por 2 a 1 e agora é o oitavo, com 17. 

Itália. Com dois gols de Cristiano Ronaldo, a Juventus venceu o Empoli por 2 a 1, fora de casa, e manteve a folga na liderança - 28 pontos em dez jogos, seis à frente do Napoli, que empatou por 1 a 1 com a Roma no San Paolo. A Inter, que é terceira com 19 pontos, vai à capital hoje enfrentar a Lazio, que vem logo atrás, em quarto, com 18. Se vencer, o time de Milão vira o vice-lider. 

Alemanha. O Bayern de Munique deu mais um passo em sua recuperação na Bundesliga ao bater fora de casa o Mainz por 2 a 1 e subir para segundo, reduzindo para dois pontos a distância para o Borussia Dortmund, que só empatou em casa com o Hertha Berlim por 2 a 2. Borussia Mönchengladbach, que era vice-líder, caiu para terceiro, com 17 pontos.

França. No campeonato que não teve e nem terá surpresas, o PSG fez 2 a 0 em casa no Olympique de Marseille, gols de Mbappé e Draxler. A equipe de Paris, que venceu todos os 11 jogos que disputou no torneio, tem oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Lille.

EUA. Foram definidos ontem os 12 times que disputarão os playoffs da MLS, que começam nesta quarta-feira. Pela Conferência Leste, o NY Red Bulls, melhor campanha geral, e o Atlanta United vão direto às quartas de final, enquanto dois confrontos definem os outros dois classificados: New York FC x Phipadelphia Union e DC United contra Columbus Crew. No Oeste, Sporting Kansas City e Seattle Sounders avançam direto, e os duelos pelas outras vagas são Los Angeles FC x Real Salt Lake e FC Dallas x Portland Timbers.
Tragédia (1). O Leicester anunciou ontem que Vichai Srivaddhanaprabha, 60 anos, tailandês que era dono do clube desde 2010, estava no helicóptero que caiu no estacionamento do estádio do time e pegou fogo, após o empate com o West Ham por 1 a 1, no sábado. Mais quatro pessoas estavam na aeronave. Vichai comprou o clube por 39 milhões de libras (cerca de R$ 183 milhões).

Tragédia (2)Daniel, meia de 24 anos de idade que pertencia ao São Paulo e estava emprestado para o São Bento, foi encontrado morto em Curitiba. A causa da morte ainda não foi informada, mas o corpo do jogador deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) com a indicação de ferimento por arma branca. Pelo São Paulo, Daniel acumulou lesões e não conseguiu demonstrar seu futebol. Ao todo, Disputou 16 jogos e não fez gol.
MLB. O Boston Red Sox conquistou ontem a World Series pela 13ª vez, a primeira desde 2013. No jogo que fechou a série melhor de sete contra o Los Angeles Dodgers por 4 a 1, a equipe fez 5 a 1 sem grande dificuldade. O Boston é o sexto time com mais títulos na liga americana de beisebol. Com 119 vitórias somando temporada regular e playoffs, Boston é o segundo time a atingir a marca e fica atrás apenas das 125 do New York Yankees em 1998.

Ginástica artística. O Brasil vai fazer quatro finais femininas no Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Doha, no Qatar. Pela primeira vez em 11 anos, o time conseguiu classificação para a final por equipes. Além disso, Flavia Saraiva e Jade Barbosa disputarão medalha no individual geral e Flavia ainda chegou à final no solo.
Real Madrid. Ao menos três veículos espanhóis afirmam que Julen Lopetegui será demitido hoje e que o italiano Antonio Conte, ex-Juventus e Chelsea, vai assumir o comando do time. O Real Madrid não vence há cinco partidas no Campeonato Espanhol, é apenas nono colocado e a gota d'água foi a goleada por 5 a 1 sofrida para o Barcelona ontem.

Manchester United. Alexis Sánchez não vive boa fase no United e, segundo o jornal inglês 'Daily Mail', o atacante chileno tem a esperança de que o PSG ainda tenha interesse em seu futebol. O maior empecilho para a mudança para Paris seria o alto salário do chileno: 30 milhões de euros anuais (R$ 126,2 milhões), valor considerado alto pela cúpula parisiense. 

"O cinco a um é o que está acontecendo nesta temporada. É um desastre" 


Casemiro, na saída de campo após a derrota por 5 a 1 para o Barcelona no Camp Nou. O Real Madrid completou cinco rodadas sem vencer em LaLiga.

1


 

O gol marcado pelo cruzeirense Fred sobre o Paraná foi o primeiro dele nesta edição do Brasileiro. Desde que passou a ser disputado por pontos corridos, o atacante lidera o ranking histórico da artilharia, com 140 gols.  

Fonte de Informações: LANCE! ESPRESSO
Gostou? Encaminhe para um amigo
Copyright © 2018 LANCE!, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este email porque cadastrou seu email no nosso site.

LANCE!
lance.com.br
Brasil

Se ainda não é assinante se inscreva aqui
Para atualizar seus dados, clique aqui
Deseja parar de receber nossos emails? Clique aqui

Email Marketing Powered by Mailchimp

Comentários