LANCE! ESPRESSO - EDIÇÃO DO DIA 29.11.2018

Se você não conseguir visualizar, clique aqui

De segunda a sexta, uma seleção de notícias do LANCE! com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges (espresso.editores@lancenet.com.br)

O Furacão de Nunes

Em seu 35º jogo no comando do Atlético-PR, Tiago Nunes, ainda na condição de treinador interino, saiu do Maracanã com a vaga para a final da Copa Sul-Americana, após vencer o Fluminense em pleno Maracanã. Nunes assumiu o cargo em um momento crítico, depois da empolgação inicial da diretoria com o trabalho de Fernando Diniz. Em maio, o presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Mário Celso Petraglia, elogiou seus métodos e disse que o técnico ficaria mesmo em caso de rebaixamento. Um mês depois, com o time afundado no Z4 do Brasileirão, a diretoria efetuou a troca. Com Tiago Nunes, que antes havia levado o time de aspirantes ao titulo estadual, o Atlético fez uma brilhante campanha de recuperação no Brasileirão, apesar de ter conquistado apenas uma vitória como visitante. No segundo turno, está atrás apenas de Palmeiras e Flamengo. Ainda tem chances de beliscar a última vaga para a Libertadores via campeonato nacional e agora está bem perto de conquistar seu primeiro título internacional - o adversário sai do confronto entre os colombianos Independiente Santa Fe Junior Barranquilla. Com um estilo de jogo bastante convincente, de toque de bola rápido, muita ofensividade e menos improvisações na escalação, Tiago Nunes alçou o Furacão à condição de maior surpresa do ano no futebol brasileiro.  

Leia também
Alô, Colômbia! Atlético-PR bate o Flu e vai à final da Copa Sul-Americana

O deus grego das quadras

O nome dele é Giannis Antetokounmpo e, se você gosta de basquete, um pouco que seja, já ouviu falar. Aos 23 anos, o ala grego está em sua sexta temporada na NBA e com chance real de tornar-se um dos mais jovens da história a ser eleito o MVP, melhor jogador da temporada. Giannis é a figura central da excelente campanha do Milwaukee Bucks, segunda melhor equipe da liga depois de 20 jogos disputados, com 14 vitórias (números até terça-feira, dia 28). Não há dúvida de que o time brigará pelo título da Conferência Leste, para então ter a chance de jogar como azarão em uma provável final contra o Golden State Warriors. O ala tem uma habilidade fora do normal para seus 2m11 de altura e brilha com médias de 26,8 pontos por partida (oitavo melhor) e 7,8 rebotes (sexto). Seu nível de jogo, que já era assustador, subiu ainda mais com a chegada do técnico Mike Budenholzer e com um estilo de jogo para a equipe que tem funcionado bem para o Greek Freak, como é chamado. Apenas dez jogadores em toda a história foram eleitos MVP da NBA com no máximo 24 anos - idade que o ala completa em dezembro -, incluindo Wilt Chamberlain e LeBron James, que por enquanto está forte na disputa pelo prêmio. E se você ainda não viu o grego em ação, procure pelo próximo jogo dos Bucks na TV. É um show que não se pode perder.

E se fosse no Brasil?

Por André Kfouri - A pior reação de um torcedor brasileiro ao circo da final da Libertadores é apontar o dedo, como se não fosse problema compartilhado. Promiscuidade com quadrilhas organizadas, violência latente e incapacidade organizacional, em maior ou menor nível, são características do futebol no continente sul-americano, de modo que a vergonhosa derrota argentina deveria doer também por aqui. Mesmo porque é necessário ressaltar que o único aspecto positivo – se é que há um – do fim de semana em Buenos Aires muito provavelmente não se verificaria em situação semelhante num estádio brasileiro. Rememorando: foi necessário que Carlitos Tevez saísse do vestiário do Boca Juniors e dissesse que o time sofria pressão para entrar em campo, para que se notasse o alcance da insanidade dos políticos do futebol. Na Argentina, os futebolistas têm representação atuante e força para impedir a barbaridade de realizar uma partida naquelas condições. Quantos jogadores brasileiros, sob ameaças de cartolas e “autoridades”, se posicionariam publicamente contra os interesses da continuidade do espetáculo? É razoável afirmar que, no Brasil, o jogo teria acontecido, desfecho pior do que a obra prima da Conmebol, incapaz de resolver até agora quando, onde e como será a segunda metade da decisão. Leia o texto na íntegra no blog do André Kfouri.
Fluminense 0 x 2 Atlético-PR. Sem qualquer dificuldade, o Furacão chegou à final da Copa Sul-Americana repetindo no Maracanã o placar que havia feito na Arena da Baixada. Os gols de Nikão e Bruno Guimarães não foram o único motivo de vergonha para o Tricolor: o time completou o oitavo jogo sem marcar um gol sequer. São 762 minutos em branco, inédito nos 116 anos de história do clube. E ainda com risco de ser rebaixado no fim de semana. Na final, o Atlético enfrenta um colombiano: o Junior Barranquilla recebe o Santa Fé às 22h45 de hoje depois de ter vencido o jogo de ida por 2 a 0.
Liga dos Campeões (1). Ameçado de eliminação com uma rodada de antecedência, o PSG se recuperou e venceu o Liverpool por 2 a 1 ontem, no Parc des Princes, com gols de Bernat e Neymar. O grupo será definido na última rodada, com o Napoli, que venceu o Estrela Vermelha por 3 a 1, na liderança, com 9 pontos. O Paris tem 8, e o Liverpool, 6. Os classificados saem de Liverpool x Napoli e Estrela Vermelha x PSG, dia 11 de dezembro.

Liga dos Campeões (2). O Tottenham venceu a Internazionale por 2 a 1 e chegará à última rodada com os mesmos 7 pontos dos italianos, mas tendo pela frente o Barcelona, já classificado e que fez 2 a 1 no PSV com golaço de Messi. O time de Milão pega os eliminados holandeses. O Schalke, que perdeu por 3 a 1 para o Porto, se classificou pela derrota do Galatasaray para o Lokomotiv Moscow por 3 a 1. E mais: Atlético de Madrid 2 x 0 Monaco e Borussia Dortmund 0 x 0 Brugge. Atlético e Dortmund estão classificados para as oitavas de final.

Santos. O presidente José Carlos Peres afirmou que deseja ter Abel Braga "para ontem" no lugar de Cuca. O atual treinador deixará o clube por motivos de saúde. "É um técnico top e gosta do Santos", disse o cartola, que descartou vários técnicos, entre eles Rogério Ceni, Roger Machado e Diego Aguirre.

Palmeiras (1). Segundo o 'UOL', o clube convidou o presidente eleito Jair Bolsonaro para assistir ao jogo contra o Vitória, às 17h de domingo, no Allianz Parque. O confronto da última rodada do Brasileiro marcará a entrega da taça ao Verdão, que conquistou o título no último domingo, ao vencer o Vasco.

Palmeiras (2). O Verdão anunciou ontem a primeira renovação de contrato no elenco depois da conquista do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Mayke, que estava emprestado pelo Cruzeiro, teve os direitos econômicos adquiridos e ampliou seu vínculo por mais cinco temporadas.

Vitória. Com o time já rebaixado, o presidente Ricardo David, anunciou que sete jogadores estão dispensados e nem enfrentarão o Palmeiras, domingo: sao os laterais Bryan e Lucas, o zagueiro Aderllan, o volante Arouca e os atacantes Rhayner, André Lima e Wallyson. "Sou o maior responsável pelo que aconteceu", disse David sobre a queda para a Série B.

Guarani. Osmar Loss, que comandou o Corinthians de maio a setembro, é o novo treinador do Bugre. Depois de deixar o cargo no Timão, o gaúcho de 43 anos ainda fazia parte da comissão fixa do clube. O anúncio foi feito ontem por Fumagalli, superintendente de futebol do Guarani, que disputará em 2019 o Campeonato Paulista e a Série B do Brasileiro - foi nono colocado este ano.
Xadrez. O norueguês Magnus Carlsen, 30 anos, defendeu seu título mundial ontem, em Londres. O número 1 do mundo venceu os três jogos de desempate em partidas rápidas contra o norte-americano Fabiano Caruana, número 2 do ranking. O duelo chegou ao tie-break após 12 empates seguidos nas partidas tradicionais. Campeão desde 2013, Carlsen defendeu o título pela terceira vez.

Fórmula 1. Em sua estreia como piloto da Ferrari, o monegasco Charles Leclerc foi o mais rápido no segundo e último dia de testes em Abu Dhabi, que encerrou as atividades da categoria em 2018. O piloto completou 135 voltas e foi 1s4 mais rápido que o francês Pierre Gasly, da Red Bull.

31


 

O gol contra o Liverpool, ontem, foi o 31° de Neymar na Liga dos Campeões, o que fez dele o maior artilheiro brasileiro na história do torneio. O jogador do PSG estava empatado com Kaká, com 30.

Barcelona. Segundo o jornal 'Mundo Deportivo', o Ajax fixou preço para a venda do meia Frenkie de Jong e do zagueiro Matthijs de Ligt: 140 milhões de euros (R$ 615,5 milhões). O clube espanhol tenta a contratação da jovem dupla desde a última janela de transferências. 

"Não aceitamos jogar nenhum jogo" 


Daniel Angelici, presidente do Boca Juniors, disse que brigará na Justiça contra a realização da decisão Libertadores. A Conmebol marcou o jogo para dia 8 ou 9, em local a definir fora da Argentina.

Fonte de Inmformações: LANCE! ESPRESSO
Gostou? Encaminhe para um amigo

Comentários